Representatividade

 

O SINDILAV foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 5.000 lavanderias em 511 municípios do Estado de São Paulo. Nas últimas gestões, o SINDILAV assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macros relacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo - SRT/SP, objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista, assessoria jurídica do consumidor e assessoria jurídica ambiental, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes - e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.

O SINDILAV trabalha intensamente para a melhoria do segmento, para o aprimoramento da tecnologia e para o aumento do emprego formal, objetivando o maior desenvolvimento e fortalecimento da categoria econômica.