Perfil do Setor

Parque industrial com avançada tecnologia em equipamentos e processos de lavagem, em constante atualização. As máquinas empregadas pelas lavanderias industriais são de origem nacional e importada, com diferentes tecnologias, entre máquinas convencionais, lavadoras extratoras e máquinas de lavagem a seco blindadas, com as mais variadas capacidades. O tempo de lavagem depende do volume e da sujidade das roupas, variando de 30 a 90 minutos. Outra tecnologia utilizada são os Tuneis de Lavagem, com dispositivo que puxa automaticamente a roupa que, após lavada, vai para área de acabamento. Nesta etapa uma máquina denominada calandra dobra e passa automaticamente peças grandes, como lençóis, por exemplo. Para as toalhas e uniformes são utilizadas máquinas com dobradeiras, que lavam até mil quilos/hora de roupa e que, após a lavagem, são lançadas automaticamente para a fase de secagem. Esses grandes equipamentos são importados principalmente da Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Espanha. A indústria fornecedora de equipamentos para lavanderias tem muita preocupação em manter-se aperfeiçoada, gerando sempre novidades para o setor, sendo que os últimos 3 anos foram marcados por uma diversificação de ofertas e melhoria de qualidade.

Temos bastante preocupação com o aspecto ambiental e o setor está muito motivado para o tema. O sindicato tem recomendado a seus associados o uso de insumos não poluentes e que não agridam o meio ambiente. Embora os custos de controle ambiental sejam muito altos, o setor vem gradativamente se adequando e hoje possui um bom nível tecnológico de controle de atividades, de forma a manter-se ambientalmente correto, atendendo a legislação específica. Temos sempre lembrado ao setor que a Lei Ambiental nº 9605, de 1998, está em vigor e é severa, com multas expressivas.

A questão da água também é preocupante para o setor. Existe um estudo da Organização das Nações Unidas segundo o qual em 2025 dois terços da humanidade terá problemas de abastecimento de água. Assim, temos recomendado o uso racional e já existem muitas lavanderias que tratam e reciclam a água, gerando uma economia muito grande. O sindicato está atento ao problema e vem acompanhando o assunto de perto, procurando manter o setor atualizado sobre possíveis soluções emergentes, embora não tenha um programa específico para a questão.

Sempre preocupado com a qualidade do serviço produzido e oferecido ao consumidor final, foi fundamental a ação do SINDILAV para que o setor ocupasse o lugar de destaque que hoje ocupa no mercado e, por ser uma atividade altamente especializada, constituindo-se em uma categoria econômica reconhecida, obteve as vantagens da credibilidade que conquistou perante à opinião pública, deixando de lado a figura da empresa de fundo de quintal, composta pela família do proprietário.

O SINDILAV já produziu três campanhas publicitárias para a divulgação da prestação de serviços de lavanderia, valorizando-os perante o mercado, dando credibilidade aos serviços oferecidos e enfatizando seus benefícios.