Panorama do Mercado de Lavanderias

Lavanderias

No Estado de São Paulo existem, aproximadamente, 5.100 lavanderias, sendo 4.200 domésticas e 900 industriais. Destas, 70% estão localizadas no município de São Paulo. 80% são pequenas empresas. 90% têm até 10 funcionários. No Brasil, estima-se que existam 8.400 lavanderias, aproximadamente, sendo 7.400 domésticas e 1.000 industriais. Essas empresas geram em torno de 34.000 empregos diretos no Estado de São Paulo, 26.000 na cidade de São Paulo e 50.000 no Brasil.

Parque industrial, Equipamentos e Insumos

Parque industrial com avançada tecnologia em equipamentos e processos de lavagem, em constante atualização. As máquinas empregadas pelas lavanderias industriais são de origem nacional e importada, com diferentes tecnologias, entre máquinas convencionais, lavadoras extratoras e máquinas de lavagem a seco blindadas, com as mais variadas capacidades. O tempo de lavagem depende do volume e da sujidade das roupas, variando de 30 a 90 minutos. Outra tecnologia utilizada são os Tuneis de Lavagem, com dispositivo que puxa automaticamente a roupa que, após lavada, vai para área de acabamento. Nesta etapa uma máquina denominada calandra dobra e passa automaticamente peças grandes, como lençóis, por exemplo. Para as toalhas e uniformes são utilizadas máquinas com dobradeiras, que lavam até mil quilos/hora de roupa e que, após a lavagem, são lançadas automaticamente para a fase de secagem.   Esses grandes equipamentos são importados principalmente da Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Espanha. A indústria fornecedora de equipamentos para lavanderias tem muita preocupação em manter-se aperfeiçoada, gerando sempre novidades para o setor, sendo que os últimos 3 anos foram marcados por uma diversificação de ofertas e melhoria de qualidade.

Água e ambiente

O SINDILAV tem bastante preocupação com o aspecto ambiental e o setor está muito motivado para o tema. O sindicato tem recomendado a seus associados o uso de insumos não poluentes e que não agridam o meio ambiente. Embora os custos de controle ambiental sejam muito altos, o setor vem gradativamente se adequando e hoje possui um bom nível tecnológico de controle de atividades, de forma a manter-se ambientalmente correto, atendendo a legislação específica. Temos sempre lembrado ao setor que a Lei Ambiental nº 9605, de 1998, está em vigor e é severa, com multas expressivas.

A questão da água também é preocupante para o setor. Existe um estudo da Organização das Nações Unidas segundo o qual em 2025 dois terços da humanidade terá problemas de abastecimento de água. Assim, temos recomendado o uso racional e já existem muitas lavanderias que tratam e reciclam a água, gerando uma economia muito grande. O sindicato está atento ao problema e vem acompanhando o assunto de perto, procurando manter o setor atualizado sobre possíveis soluções emergentes, embora não tenha um programa específico para a questão.

Outros dados

Apenas 4,0% da população economicamente ativa utiliza lavanderia. Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

Estimativas

Crescimento nos próximos 5 anos: 16% em oferta de serviços e 20% em faturamento.

Para 2012, a previsão é que a oferta de serviço cresça na mesma proporção do faturamento, ou seja, cresça 5%.

Expansão do Mercado: um dos fatores mais importantes foi o aumento da presença feminina no mercado de trabalho. Mais da metade das brasileiras já faz parte da população economicamente ativa.